Como ler os rótulos dos alimentos

Você não pode medir cada pedaço que passa por seus lábios, mas é uma boa ideia medir a maioria dos alimentos e bebidas até ter uma ideia do tamanho das porções.

É um mundo superdimensionado lá fora, e a maioria das pessoas se surpreende ao descobrir que sua ideia de uma única porção é na verdade duas ou três.

Se você gosta de sinos e assobios, existem balanças de alimentos que são pré-programadas com informações nutricionais, bem como balanças que manterão um total de sua ingestão diária de alimentos e nutrientes para você. As únicas ferramentas que você realmente precisa, no entanto, são uma escala de grama simples e barata, copos de medição para líquidos e secos e a ideia de ler os rótulos dos alimentos.

Dentre todas as ferramentas mencionadas, a leitura dos rótulos dos alimentos parece ser a forma mais eficaz de determinar o tipo certo de alimento a ser comprado no supermercado. Ele permite que você faça seleções de alimentos sensatas. Através da seção “Fatos Nutricionais” em um determinado item do supermercado, você pode identificar a quantidade de porções fornecidas naquele produto.

Com os rótulos dos alimentos, você pode entender claramente a quantidade e os tipos de nutrientes fornecidos no item. Normalmente, ele contém as informações sobre a quantidade de gordura saturada, sódio, gordura total, fibra e colesterol “por porção”.

No entanto, entender e ler esses rótulos de alimentos pode ser muito desconcertante. Um consumidor típico definitivamente perguntaria o que esses números significam e como isso afetará sua ingestão de dieta se ela seguir religiosamente o guia de servir conforme estipulado no rótulo dos alimentos.

Para ter uma compreensão mais clara e abrangente dos itens declarados no rótulo dos alimentos, aqui está uma lista de coisas que você precisa saber:

1. Porção

Este é o item principal que você verá em um rótulo de alimentos.

A quantidade de porções indicadas no rótulo dos alimentos refere-se à quantidade de alimentos que as pessoas costumam consumir. No entanto, isso não significa necessariamente que reflete sua própria quantidade de ingestão de alimentos.

Além disso, o tamanho da porção determina a quantidade de nutrientes que entra no corpo. Isso significa que, se você seguir rigorosamente o tamanho da porção, obterá a mesma quantidade de nutrientes de acordo com o tamanho da porção que foi fornecido no rótulo.

Por exemplo, se o tamanho da porção diz que um tamanho de porção é igual a 54 gramas, isso significa que você tem que medir 54 gramas e comer isso e acabou de comer uma porção. Por assim dizer, a quantidade de nutrientes indicada no rótulo dos alimentos é a mesma quantidade que você inseriu em seu corpo, considerando o fato de que você acabou de comer 54 gramas.

No entanto, se você comeu de tudo e o rótulo do alimento diz que cada pacote equivale a 4 porções, você deve calcular a quantidade de nutrientes que entraram no seu corpo. Isso significa que, se o rótulo do alimento disser 250 calorias por porção, isso significa que você deve multiplicá-lo por quatro para obter a quantidade total de calorias que você ingeriu.

2. Nutrientes

Isso se refere à lista de nutrientes disponíveis em um determinado item. É também onde são indicadas as alegações nutricionais do produto com base na dose diária recomendada. Normalmente, as quantidades nutricionais são baseadas nas dietas de 2.500 calorias e nas 2.000 dietas recomendadas.

Para entender o valor numérico de cada item, você deve saber que o “% do valor diário” que o rótulo do alimento indica é, na verdade, baseado em como um determinado alimento corresponde à dose diária recomendada para 2.000 calorias.

Se no caso de você ter adquirido um item que tenha uma dieta diferente da dieta de 2.000 calorias, basta dividir a quantidade estipulada por 2.000 e poderá identificar o “% valor diário” dos nutrientes.

3. Ingredientes

Refere-se à lista dos ingredientes que foram usados ​​para fabricar o produto. A listagem geralmente é organizada a partir dos ingredientes principais que possuem a maior quantidade por peso até a menor quantidade. Isso significa simplesmente que a quantidade real do alimento inclui a maior quantidade do ingrediente principal ou o primeiro item e a quantidade mínima do último ingrediente.

4. Rotular reivindicação

Isso se refere aos tipos de alegações nutricionais de um determinado item alimentar. Por exemplo, se um item diz que é livre de sódio, ele tem menos de 5 miligramas por porção ou um item com baixo teor de gordura contém 3 gramas de gordura ou menos.

De fato, ler os rótulos dos alimentos pode ser muito tedioso e confuso. No entanto, uma vez que você pegar o jeito, será mais fácil para você observar sua dieta, porque você já pode controlar a quantidade de alimentos que ingere.